Sócios


ID do sócio(a): E110
Posição/Cadeira: 1º ocupante da Cadeira N.º 110 - Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart)
Data de Admissão: 05/11/2014
Categoria: Efetivo
Data de Nascimento: 13/10/1949
Data de Falecimento:
Naturalidade: Herculândia/SP
Local de Falecimento:

Biografia

Levy Pereira nasceu em 1949 no município de Herculândia, São Paulo. Formado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), reside em Natal/RN desde 1974, onde exerceu sua carreira profissional no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), Telecomunicações do Rio Grande do Norte S/A (TELERN) e na Oi.


Praticante de off-road, entusiasmou-se com trilhas e estradas coloniais começando a dedicar-se ao estudo de mapas históricos, onde descobriu os valores intrínsecos dos cartógrafos holandeses, vindo a especializar-se no mapa Brasilia qua Parte paret Belgis (1647) de George Marcgrave. Realizou o georreferenciamento completo desse documento, estudou o processo da obtenção de longitude por observações astronômicas de Marcgrave e a precisão de seu mapa. Sobre o tema publicou diversos estudos reconhecidos por instituições de renome das áreas de cartografia, ciência e história.


O sócio também possui um espaço no Atlas Digital da América Lusa, uma ferramenta desenvolvida pelo Laboratório de História Social (LHS) da Unversidade de Brasília, onde dispõe um rico acervo contendo textos e mapas históricos georreferenciados do Brasil Holandês, além de vídeos, apresentações de slides e mapas digitais. Acesse a Coleção Levy Pereira clicando AQUI.


Contato: levy.pereira@yahoo.com

Bibliografia

Apresentações

  1. CAMPANHAS hidrográficas na costa do RN. Natal: IHGRN, 2023. (71 min.), son., color. Série Quinta Cultural. Disponível em: <https://youtu.be/iiJ_QicMT44>. Acesso em: 5 ago. 2023.

  2. O PORTO do touro. Natal: IHGRN, 2019. (56 min.), son., color. Série Quinta Cultural. Disponível em: <https://youtu.be/JCSrI-D8WL8>. Acesso em: 5 ago. 2023.

  3. PRESENÇA Holandesa no RN. Natal: IHGRN, 2019. (69 min.), son., color. Série Quinta Cultural. Disponível em: <https://youtu.be/e9uz-U0VA0E>. Acesso em: 5 ago. 2023.

  4. PEREIRA, Levy. As campanhas de mapeamento das costas e rios navegáveis no Brasil joanino e imperial: assegurando a integridade territorial e promovendo a prosperidade econômica. Natal: IHGRN, 2023. 90 slides, color. Apresentação utilizada na palestra entitulada "Campanhas hidrográficas na costa do RN". Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1GFdJdplJZas7fAhMZL7V34KIuc09ulC8/view?usp=sharing>. Acesso em: 5 ago. 2023.


Bibliografia

  1. Os mapas das capitanias e câmaras do Brasil neerlandês baseados no protótipo do Brasilia qua parte paret Belgis delineado por Georg Margraff.

  2. Anexo 1 - Imagens dos mapas das Capitanias e Câmaras do Brasil Neerlandês da Biblioteca de Harvard.

  3. Anexo 2 - Mapas murais BRASILIA qua parte paret BELGIS - edições de Ioannis Blaev (1647), Huich Allart (1657) e Clemendt de Jonghe (1664).

  4. Anexo 3 - Mapas das Capitanias do Brasil Neerlandês - edições de Ioannis Blaev (padrão 1647) e Johannes Janssonius (circa 1661-1663).

  5. Anexo 4 - Diferenças de representação entre os mapas DE CAPITANIE VAN RIO GRANDE e PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.

  6. Anexo 5 - Diferenças de representação entre os mapas DE CAPITANIE VAN PARAIBA e PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.

  7. Anexo 6 - Diferenças de representação entre os mapas DE WESTER DEEL VAN CAPITANIE VAN PARAIBA e PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.

  8. Anexo 7 - Diferenças de representação entre os mapas DE CAPITANIE VAN ITAMARACA e PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.

  9. Anexo 08 - Diferenças de representação cartográfica entre os mapas PARANAMBVCA e PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.

  10. Anexo 09 - Diferenças de representação cartográfica entre os mapas DE CAMERA DE CIRIÂNHAIJA IN DE CAPITANIE PARANAMBVCA e PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.

  11. Anexo 10 - Diferenças de representação cartográfica entre os mapas CAMERA DE PORTO CALVO IN DE CAPITANIE VAN PARANAMBVCA e PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.

  12. Anexo 11 - Diferenças de representação entre os mapas CAMERA D'ALAGOAS IN DE CAPITANIE PARANAMBVCA e PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS.

  13. Anexo 12 - Diferenças de representação cartográfica entre os mapas DE CAPITANIE CIRIJI – RIO St, FRANCISCO e PRÆFECTURA DE CIRÎIῘ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuama.

  14. Anexo 13 - Marcas e escalas de latitudes e longitudes nos mapas da coleção da Biblioteca de Harvard, BRASILIAE Geographica et Hydrographica Tabula nova, e BRASILIA qua parte paret BELGIS.

  15. Anexo 14 - Títulos e quadros de legendas dos mapas da coleção da Biblioteca de Harvard.

  16. Anexo 15 - Comparação da simbologia dos mapas do acervo da Biblioteca de Harvard com o mapa BRASILIAE Geographica et Hydrographica Tabula nova e os publicados pela editora Blaeu.

  17. Anexo 16 - Comparação da toponímia dos mapas CAMERA D’ALAGOAS IN DE CAPITANIE PARANAMBVCA, e DE CAPITANIE DE CIRIJI / RIO ST, FRANCISCO com a do mapa BRASILIAE Geographica et Hydrographica Tabula nova e a dos mapas da Editora Blaeu BRASILIA qua parte paret BELGIS, PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS, e PRÆFECTURA DE CIRÎIῘ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuama.

  18. Anexo 17 - Comparação da toponímia do mapa DE CAPITANIE VAN RIO GRANDE com a dos mapas da Editora Blaeu BRASILIA qua parte paret BELGIS e PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.

  19. Anexo 18 - Comparação da toponímia do mapa DE CAPITANIE VAN PARAÍBA com a dos mapas da Editora Blaeu BRASILIA qua parte paret BELGIS e PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.

  20. Anexo 19 - Comparação da toponímia do mapa DE WESTER DEEL VAN DE CAPITANIE VAN PARAÍBA da coleção da Biblioteca de Harvard, com a dos mapas da Editora Blaeu BRASILIA qua parte paret BELGIS e PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.

  21. Anexo 20 - Comparação da toponímia do mapa DE CAPITANIE VAN ITAMARACA da coleção da Biblioteca de Harvard, com a dos mapas da Editora Blaeu BRASILIA qua parte paret BELGIS e PRÆFECTURÆ DE PARANAMBUCÆ una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.

  22. Anexo 21 - Comparação da toponímia do mapa PARANAMBVCA da Biblioteca de Harvard, com a dos mapas da Editora Blaeu BRASILIA qua parte paret BELGIS e PRÆFECTURÆ DE PARANAMBUCÆ una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.

  23. Anexo 22 - Comparação da toponímia do mapa CAMERA DE CIRI NHAIJA IN DE CAPITANIE PARANAMBVCA da Biblioteca de Harvard, com a dos mapas da Editora Blaeu BRASILIA qua parte paret BELGIS e PRÆFECTURÆ DE PARANAMBUCÆ una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.

  24. Anexo 23 - Comparação da toponímia do mapa CAMERA DE PORTO CALVO IN DE CAPITANIE PARANAMBVCA da Biblioteca de Harvard, com a dos mapas da Editora Blaeu BRASILIA qua parte paret BELGIS e PRÆFECTURÆ DE PARANAMBUCÆ una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.

  25. Anexo 24 - Comparação da toponímia do mapa CAMERA D'ALAGOAS IN DE CAPITANIE PARANAMBVCA da Biblioteca de Harvard, com a dos mapas da Editora Blaeu BRASILIA qua parte paret BELGIS, PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS e PRÆFECTURA DE CIRÎIῘ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuama.

  26. Anexo 25 - Comparação da toponímia do mapa DE CAPITANIE CIRIJI. / RIO ST, FRANCISCO da Biblioteca de Harvard, com a dos mapas da Editora Blaeu BRASILIA qua parte paret BELGIS, PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS e PRÆFECTURA DE CIRÎIῘ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuama.

  27. Anexo 26 - Tradução para o português e interpretação da toponímia neerlandesa nos mapas da Biblioteca de Harvard e nos da Editora Blaeu.

  28. Anexo 27 - Topônimos com grafia corrompida nos mapas do acervo da Biblioteca de Harvard, nos da Editora Blaeu, e no BRASILIAE Geographica et Hydrographica Tabula nova.

  29. Anexo 28 - Topônimos do Brasil Neerlandês omitidos nos mapas da Editora Blaeu e que constam nos mapas do acervo da Biblioteca de Harvard.


Entrevistas

  1. LEVY Pereira. Natal: TVU RN, 2017. (53 min.), son., color. Série Memória Viva. Disponível em: <https://youtu.be/0cNZQLNAkng>. Acesso em: 5 ago. 2023.

x

Coluna Capitolina

Coluna com 5,80 metros de altura em mármore cinza, originalmente do Capitólio Romano, oferecida pelo governo italiano em 1931 para celebrar a primeira travessia sobre o Atlântico pelos aviadores italianos Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin. Afixada no cais do porto na Ribeira, posteriormente foi transferida para o IHGRN.