IHGRN

Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte

A mais antiga entidade cultural do Rio Grande do Norte, fundada em Natal, no dia 29 de março de 1902. Abriga uma coleção museológica, documental e bibliográfica referente à história e cultura do Rio Grande do Norte. Também conhecido como "Casa da Memória".

Horários de visitação


  • Segunda à Sexta
  • 08:00 às 12:00
  • Sábado
  • 08:00 às 12:00
  • Observação: Para visitação em grupo com mais de 10 pessoas, entrar em contato para marcar.

Você sabia?

Projeto do engenheiro Ernesto Augusto Amorim do Vale para sede do governo do Estado do RN. Em 1954, recebeu o título de Palácio Potengi. Posteriormente, passou a abrigar a Pinacoteca do Estado, recebendo a denominação de Palácio da Cultura.

Como chegar

Construído para abrigar a sede da Tesouraria da Fazenda em 1875. Serviu às mais diversas funções, até quartel. Em 1987, virou museu em homenagem ao historiador e folclorista Luís da Câmara Cascudo.

Como chegar

Construção do século XVIII. Barroca. Frontão curvilíneo, corpo central, ala lateral e torre cuja cúpula é revestida de azulejos. Apenas a fachada principal é ornamentada.

A planta também é simples, uma nave retangular, capela-mor, e uma única torre quadrangular. A torre é posterior, data de 1799. A ala lateral esquerda, abriga o Museu de Arte Sacra.

Como chegar

Onde a cidade nasceu e foi fundada. Ganhou status de praça em 1888, quando resolveram nomear em homenagem ao mártir da Revolução de 1817, senhor do engenho Cunhaú, André de Albuquerque Maranhão.

Como chegar

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação. Sem sino, de barro e telhado de palha, o primeiro edifício assim se apresentava no século XVII. Depois dela, sucessivas edificações foram reerguidas, reformar e remodelações.

Nas portas do século XVIII, a nova matriz foi construída com pedras dos arrecifes e óleo de baleia. A torre esperaria mais dois séculos. Data de 1862.

Como chegar
x

Coluna Capitolina

Coluna com 5,80 metros de altura em mármore cinza, originalmente do Capitólio Romano, oferecida pelo governo italiano em 1931 para celebrar a primeira travessia sobre o Atlântico pelos aviadores italianos Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin. Afixada no cais do porto na Ribeira, posteriormente foi transferida para o IHGRN.